sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

CONHECE-TE A TI MESMO



Em o Livro dos Espíritos encontramos no capítulo XII em Perfeição moral, V- Conhecimento de si mesmo à pergunta 919> Qual o meio prático mais eficaz para se melhorar nesta vida e resistir ao arrastamento do mal? 
- Um sábio da antiguidade vos disse: Conhece-te a ti mesmo. 
A pergunta ainda é reformulada 919-a> Compreendemos toda a sabedoria dessa máxima, mas a dificuldade está precisamente em se conhecer a si próprio. Qual o meio de chegar a isso?
-Fazei o que eu fazia quando vivi na Terra: no fim de cada dia interrogava a minha consciência, passava em revista o que havia feito e me perguntava a mim mesmo se não tinha faltado ao cumprimento de algum dever, se ninguem teria tido motivo para se queixar de mim. Foi assim que cheguei a me conhecer e ver o que em mim necessitava de reforma. Aquele que todas as noites lembrasse todas as suas ações de todas as suas ações do dia e se perguntasse o que fez de bem ou mal, pedindo a Deus e ao seu anjo guardião que o esclarecessem, adquiriria uma grande força para se aperfeiçoar, porque, acreditai-me Deus o assistirá. Formulai, portanto, as vossas perguntas, indagai o que fizeste e com que fito agistes em determinada circunstância, se fizeste  alguma coisa que censuraríeis nos outros, se praticastes uma ação que não ousaríeis confessar. Perguntai ainda isso: Se aprouvesse a Deus chamar-me neste momento, ao entrar no mundo dos espíritos, onde nada é oculto, teria eu de temer o olhar de alguém? Examinai o que pudésseis ter feito contra Deus, depois contra o próximo, depois contra vós mesmos. as respostas serão motivo de repouso para vossa consciência ou indicarão um mal que deve ser curado....

Que possamos realmente refletir sobre a resposta tão esclarecedora dos espíritos acerca da importância de conhecermos a nós mesmos. O que nós levaríamos em nossa bagagem se fossemos convidados a retornar à Partia maior, nossa verdadeira morada, exatamente neste momento, quais boas ações teríamos cativado, a quantos auxiliamos e a quantos deixamos de auxiliar? Todos os dias é dia de recomeço, é dia de fazer melhor, é dia de se doar, que possamos ser e fazer sempre o nosso melhor, como nos disse nossa irmã tarefeira e amada Madre Teresa de Calcutá: o que levaremos desta vida não é o quanto fizemos, mas o quanto de amor colocamos no que fizemos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário