segunda-feira, 16 de maio de 2011

Sobre a Alimentação do Homen


Em conversa com os espíritos abordamos o tema da nossa alimentação, mas especificamente a cerca da alimentação carnívora, onde os mesmo nos fizeram refletir a cerca do ensinamento do Mestre Jesus.

 “Não é o que entra pela boca que contamina o homem;
mas o que sai da boca, isso é o que o contamina”

Diante dessa dissertativa refletimos que a nossa alimentação tem que condizer com o nosso grau de consciência e a nossa postura intima. À medida que o ser busca o seu aprimoramento e aperfeiçoamento moral deve ele procurar alimentar - se de acordo com seus valores e sua conciência, procurando privar dos sofrimentos nossos irmãos menores, os animais.

Apontamentos de Allan Kardec

Livro dos Espíritos - Part. 3 cap. V itens 723 - 724 

723. A alimentação animal é, com relação ao homem, contrária à lei da Natureza?

“Dada a vossa constituição física, a carne alimenta a carne, do contrário o homem perece. A lei de conservação lhe prescreve, como um dever, que mantenha suas forças e sua saúde, para cumprir a lei do trabalho. Ele, pois, tem que se alimentar conforme o reclame a sua organização.”

724. Será meritório abster-se o homem da alimentação animal, ou de outra
qualquer, por expiação?

“Sim, se praticar essa privação em benefício dos outros. Aos olhos de Deus, porém,
só há mortificação, havendo privação séria e útil. Por isso é que qualificamos de hipócritas os que apenas aparentemente se privam de alguma coisa.”
                                                                              
Revista Espírita 1863.
Sociedade de Paris, 4 de julho de 1862. - Médium, Sr. A. Didier.


Sobre a alimentação do homem.

O sacrifício da carne foi severamente condenado pelos grandes filósofos da antigüidade. O Espírito elevado se revolta à idéia do sangue, e sobretudo à idéia de que o sangue é agradável à Divindade. E notai bem que não é aqui, de nenhum modo, a questão dos sacrifícios humanos, mas unicamente dos animais oferecidos em holocausto. Quando o Cristo veio anunciar a Boa Nova, não ordenou o sacrifício do sangue: ocupou-se unicamente do Espírito. Os grandes sábios da antigüidade tinham igualmente horror dessas espécies de sacrifícios, e eles mesmos não se alimentavam senão de frutas e de raízes.
Sobre a Terra, os encarnados têm uma missão a cumprir; têm o Espírito que é necessário nutrir com o Espírito, o corpo com a matéria; mas a natureza da matéria influi, se o concebe facilmente, sobre a espessura do corpo, e, por conseguinte, sobre a manifestação do Espírito. Os temperamentos naturalmente bastante fortes para viverem como os anacoretas fazem bem, porque o esquecimento da carne conduz mais facilmente à meditação e à prece. Mas para viver assim, seria preciso geralmente uma natureza mais espiritualizada do que a vossa, o que é impossível com as condições terrestres; e como, antes de tudo, a natureza jamais faz algo de insensato, é impossível, para o homem, submeter-se impunemente a essas privações. Pode-se ser bom cristão e bom Espírita e comer à sua maneira, contanto que seja um homem razoável.
LAMENNAIS.


Assim podemos observar que a nossa alimentação é uma questão de consciência, e que influencia diretamente em nossa constituição física e espiritual, e que á medida que o ser se transforma e evolui a sua alimentação deve condizer com os propósitos espirituais que o próprio busca, desta forma nos colocamos em uma postura fraternal onde pregamos a caridade e o amor fraterno, então não convêm mais continuarmos patrocinando e nos deliciando com o massacre e as formas brutais de agressões não só aos animais, mas também ao nosso meio ambiente, pois os prejuízos causados pelo patrocínio deste desejo insaciável que temos é pouco divulgado, mesmo nós tendo alcançado grandes conhecimentos ainda nos assemelhamos aos bárbaros da antiguidade, mas com os requintes dos temperos de hoje.

Indicações para mais esclarecimentos

  • Fisiologia da Alma, Ramatís, psicografia de Hercílio Maes, , Ed. Conhecimento, 15ª Edição
  • O Consolador, Emmanuel, psicografia de F. C. Xavier,  FEB, 20ª Edição (1999).
  • Missionários da Luz, André Luiz, psicografia de F. C Xavier,  FEB, 26ª Edição (1995).

Filme: A carne é Fraca
Link do filme no you tube - 6 partes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário