quarta-feira, 8 de junho de 2011

O PESAMENTO

       
        
O pensamento da criatura é fundamento da ação o Espírito sobre a Matéria. O espírito é o agente.
         O pensamento é o meio pelo qual o Espírito exerce ação sobre o princípio material.
        
O Espírito , “elemento inteligente  do Universo” - Pensamento
         A Mente, “campo da consciência desperta” - Reflete
         O Corpo, “máquina divina” - Executa

         Segundo Emmanuel “precisamos compreender (...) que os nossos pensamentos são forças, imagens, coisas e criações visíveis e tangíveis no campo espiritual”. Portanto, todo pensamento irradia as características do estado mental que o envolve – felizes ou menos felizes. Emitindo uma idéia, o homem passa a refletir as que se assemelham, mantendo-o em comunicação com todas as mentes o mesmo modo de pensar.
         A mente transmite de dentro para fora as impressões da alma e recebe de fora para dentro as sensações da matéria, motivo pelo qual a alma reflete sua vontade, seu desejo, sua inteligência, sua memória e sua imaginação.
         O pensamento desloca, em torno de nós, forças sutis ou campo vibratório, construindo paisagens ou formas e criando centros magnéticos ou ondas, com os quais emitimos a nossa atuação ou recebemos a atuação dos outros.
         Os pensamentos são ondas de força que poderão alimentar, deprimir, sublimar, arruinar, integrar, induzir e desintegrar, razão por que, quem mais pensa, dando corpo ao que idealiza, mais apto se faz à recepção das correntes mentais invisíveis, nas obras do bem ou do mal.
         “Uma falta jamais seria cometida, se o faltoso soubesse estar sendo observado pele pessoa que mais respeitasse”. Ninguém melhor que o espírita consciente para conhecer esta profunda verdade, já que os Espíritos a tudo observam por estarem permanentemente em todo o derredor. E não se trata de um só ou dois. São inúmeros os Espíritos que acompanham o quotidiano dos homens; uma quantidade que se assemelha à multidão das mais movimentadas ruas de uma cidade.
         Qual acontece com o indivíduo quando percorre uma via pública, eles, os Espíritos, só se sentem atraídos por aquilo que lhes interessa. Quando o homem transita na multidão, tem sua atenção voltada somente para os aspectos, como por exemplo, as instruções do guarda de trânsito, os vendedores ambulantes, um rosto preocupado, uma pessoa bem vestida, outra maltrapilha, os sinais do semáforo, os luminosos ou as vitrines. O mesmo ocorre com os Espíritos: apesar das centenas que se agrupam, não vê cada um senão aquelas coisas  a que dirige sua atenção, porque eles não se ocupam das que não lhe interessam (Livro do Espíritos 456).
         Há, porém, uma diferença entre o homem na via pública, e os Espíritos no quotidiano: é que o homem, como encarnado, só observa o que está ao alcance da vista; não consegue penetrar no íntimo das criaturas; os Espíritos, entretanto, podem penetrar fundo nos pensamentos, por mais secretos que sejam. Conhecem, muitas vezes, aquilo que o homem deseja ocultar a si mesmo. Nem atos, nem pensamentos podem ser dissimulados para eles (Livro dos Espíritos 457); não adianta tentar mentir ou dissimular fraquezas e intenções. A linguagem dos Espíritos é o pensamento: basta que se emita um pensamento para que ele alcance um Espírito afim no pensamento emitido.
         Quando vivemos e convivemos com criaturas idealistas, operosas, confiantes, otimistas e realizadoras, somos beneficiados, nutridos ou abastecidos de substância mental em grande proporção, favorecendo o nosso trabalho em forma de impulsos e estímulos que a nossa mente recolhe; ao passo que, quando vivemos e convivemos com criaturas desanimadas, pessimistas e amarguradas, nosso nível mental ou tônus mental fica sujeito a depressões e enfermidades. Todos somos afetados pelas vibrações de paisagens, de pessoas e de coisas que nos cercam.
         André Luiz compara o pensamento com a eletricidade, tendo a mesma velocidade da luz – 300.000km por segundo.
         O Espírito, não estando encerrado no corpo como numa caixa, emite uma idéia que, nessa velocidade, atinge logo o alvo, isto é, outras mentes que estejam na mesma faixa de evolução e também a outros Espíritos superiores, quando as idéias são positivas. Cada Espírito, ensina Allan Kardec, é uma unidade indivisível, mas cada um pode lançar seus pensamentos para diversos lados, sem que se fracione, para tal efeito.
         Como Emmanuel diz: quando o pensamento está em alguma parte, a alma também aí está, pois que é a alma quem pensa – e a alma é o próprio encarnado.
         É nesse regime de permuta de idéias que alguns Espíritos têm, muitas vezes, o mesmo pensamento, sem necessidade da exteriorização da linguagem falada, porque o pensamento é a linguagem dos Espíritos.
         A influência dos Espíritos sobre os pensamentos interferem nas decisões de muitas criaturas, tanto no sentido negativo como no positivo. A alma do encarnado é também um Espírito que pensa. Cumpre atentar para os pensamentos contraditórios que ocorrem sobre um mesmo assunto. Porém, grande é a dificuldade de diferenciar os pensamentos próprios dos que são sugeridos. Os pensamentos próprios são, em geral, os que ocorrem no primeiro impulso (Livro dos Espíritos, 461). Se forem na direção do bem, idéias boas virão somar-se e fortalecê-los. Se ao contrário, forem na direção do mal, sugestões das sombras é que prevalecerão, avolumando-se-lhes as consequências negativas; nisso consiste o “orai e vigiai” a que se referiu Jesus.
         Quando estamos pensando, imaginando, desejando ou agindo, seja no mundo físico ou no mundo espiritual, nossa mente está sintonizada com todos aqueles que pensam, imaginam, desejam ou agem como nós, da mesma forma que a fonte está comandada pela nascente.
         Daí a grande necessidade de constante renovação para o bem, orando e vigiando, trabalhando e servindo, aprendendo e amando, para que a nossa vida mental ou vida íntima se ilumine e aperfeiçoe, se realmente desejamos a companhia dos bons, dos sábios e dos justos, através do intercâmbio mental.

"Tudo o que somos é resultado do que pensamos"
Buda

Casa Espiritual Amor & Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário