sexta-feira, 20 de abril de 2012

Como superar o estresse?


Ante os problemas angustiosos da atualidade, tornou-se comum observar nos homens reações físicas ou emocionais desequilibradas. A correria do dia-a-dia, as frustrações e a globalização em vários departamentos da vida social tem provocado o chamado estresse.

Muitas pessoas, preocupadas em viver a vida intensamente, aceleram o seu ritmo vital, na tentativa de realizar suas fantasias. Dão asas à imaginação e criam uma forma de vida que não corresponde ao natural. Fabricam ideias fantasiosas e se estimulam através do pensamento desorganizado.

Nesse ritmo alucinante, o estresse surge na vida das pessoas, gerando problemas patológicos, e se estabelece o caos. A prostração das forças, o desanimo e a letargia espiritual seguem ao lado dos desgastes físico-emocionais. Dentro desse quadro desequilibrado, o homem busca os mecanismos de fuga, que apenas refletem sua crise interior. A busca desenfreada pelo dinheiro, o sexo desregrado, os vícios e o desejo de projeção social acabam por formar o pano de fundo para o ator da vida interpretar o papel de infeliz no palco da comunidade.

A busca do homem é de felicidade. Muitas vezes equivocado, procura ser feliz por caminhos tortuosos e, uma vez nesses atalhos, sente-se mais infeliz ainda. Estressado, angustiado, precisa urgentemente de recorrer à terapia do auto-amor, a fim de restabelecer o equilíbrio.

É imperioso reconhecer que o ser precisa de Jesus em sua vida. A necessidade de auto-realizar-se o conduz para os braços do Mestre. Como o maior psicoterapeuta da humanidade, Jesus deixou o maior tratado de ciências psicológicas de todos os tempos: o Evangelho. Longe de ser apenas um tratado religioso, a proposta do Cristo para o homem de qualquer época é a de valorização da vida e de auto-realização. Utilizando o método do ser transpessoal, o Cristo apresenta o homem espírito, o homem psíquico e transfere para dentro de Si o campo de atividades que gera a felicidade integral.

Após apresentar o real das virtudes que se cultivam na intimidade, o Mestre-Terapeuta desdobra diante da visão do homem a grandeza do “amai-vos uns aos outros”. Abordando a criatura desde as fontes intimas dos seus conflitos, a moderna terapia evangélica apresenta a solução para os problemas humanos.

O ser não é mais apenas corpo ou matéria; tudo é espírito. Nessa visão transpessoal da personalidade humana, o Evangelho exalta a força do trabalho construtivo e a dedicação a um ideal superior como forma de combater os males modernos. É a busca da felicidade integral e a sua realização, sem correrias, sem precipitações, sem estresse. O homem é convidado a amar a vida, amando-se, e, nessa descoberta dos valores morais, encontra-se pleno e feliz.
Extraído do livro> Superando os desafios íntimos pelo espírito Alex Zarthú, pelas mãos de Robson Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário