quinta-feira, 16 de agosto de 2012



A influência dos Sons e da Música na nossa vida tanto material, como emocional e espiritual é imensa.
Há séculos cientistas estudam o som, músicos estudam teoria musical e espiritualistas estudam o chamado "lado oculto da vida". Mas, proporcionalmente, pouco tempo foi gasto em unir e buscar as relações entre estas áreas. Sabemos que para os povos antigos, como gregos, hindus, egípcios e chineses, ciência e espiritualidade andavam juntas e, consequentemente, assuntos como música, astrologia, filosofia, religião e artes em geral eram vistos como expressões de uma realidade divina, portanto intimamente ligados. De uns 150 anos para cá, a humanidade deu um grande salto tecnológico que alterou completamente a vida de todos no planeta. Saimos da era do radicalismo religioso para o outro extremo, a do radicalismo racional e, no começo deste novo milênio, ainda estamos procurando o ponto de equilíbrio entre ambos. Percebemos que mesmo com todos os confortos e facilidades da vida moderna não nos tornamos mais felizes e isso nos fez retomarmos a busca do divino e, empolgados com o clima de fim de milênio, começamos o resgate do conhecimento antigo, só que agora "temperado" com todo o lado comercial que faz parte de nosso dia-a-dia.
Ressuscitamos a cromoterapia, aromaterapia, musicoterapia, astrologia, regressão, auto-ajuda, o poder dos cristais, da pirâmide, dos duendes e gnomos, os ovnis e extraterrestres, os anjos, do-in, shiatsu, reiki (ufa!), e uma dezena de outras formas de autoconhecimento. Pegamos tudo, jogamos num caldeirão e colocamos no forno, ou melhor, no microondas.
Nessa busca do divino em tudo chegamos à música. Temos então, nas últimas décadas, o "surgimento" da música new age, da world music, música para relaxamento e meditação, o resgate da música clássica indiana e chinesa, música xamânica e canto gregoriano. Enquanto isso, os cientistas pesquisam cada vez mais a influência dos sons e da música no corpo humano e no estado emocional das pessoas, enquanto os espiritualistas a utilizam como forma de crescimento espiritual e cura.

Tudo isso combinado como a revolução tecnológica que proporcionou, por meio das gravações em lp, fita, cd, mp3, através da TV e das rádios, que a música estivesse cada vez mais presente em nossas vidas.
Hoje em dia, existem livros sobre o assunto, cursos, terapias com música, mas devemos ser humildes e reconhecer que sabemos muito pouco sobre este assunto. Poucas são as certezas e muitos os questionamentos. Daí vem o espírito desta coluna. Muito mais do que simplesmente jogar informações e dar fórmulas prontas do tipo "coloque a nota X no chacra tal", ou "a sinfonia Y, de fulano, faz bem para a região do coração", esta coluna tem como objetivo estimular a pesquisa e o questionamento sem deixar de lado a intuição e o sentimento que devem permear qualquer estudo espiritualista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário