quinta-feira, 14 de junho de 2012

As consequencias da CULPA!


Feliz aquele que consegue ter a sua consciência desperta e perceber que errou, no entanto a culpa não nos ajuda em nada pelo contrário ela traz consigo a inferioridade que impossibilita a nossa felicidade e  progresso; traz também a triste sensação de que não merecemos nada de bom, não merecemos ser felizes por conta de um erro que viemos a cometer;
Num trabalho de Assistência aos desencarnados que fazemos quinzenalmente aos sábados ocorreu algo que pode ilustrar de como a culpa pode fazer com que estacionemos no tempo. Num auxílio a um grupo de desencarnados um irmão nos chamou a atenção tamanha a sua vontade de se esquivar de cada um de nós, detendo mais a atenção nele iniciamos um diálogo:
-Irmão, por qual motivo você não quer receber este auxilio que há tanto tempo espera e merece?
-Quem disse que eu mereço? Você não é das bandas do espiritismo, então porque não enxerga o quanto de mal fiz a minha família?
-Sim, Irmão posso sim precisar o mal que tenha acometido, mas não acha que tenha chegado o tempo de mudança, de renovação das suas energias, de sua caminhada?
-Como posso seguir adiante se minha consciência não permite tamanhas atrocidades cometi, ninguém merecia eram todos inocentes. Eu não mereço os vossos olhares, anda, voltem suas rogativas a estes que merecem o amparo, eu não sou digno de auxilio e tampouco felicidade alguma.
-Já que o Irmão não pensa em se ajudar, porque não pensa em plantar flores onde tanto plantou espinhos? Porque não pensa em se melhorar para auxiliar aos seus que tanto ama. Recebendo o auxilio poderá ao invés de prejudicar ajudar a cada um destes que a sua consciência te cobra;
Enfim, a conversa se desenrolou com este objetivo fazer com que entendesse que ele poderia se melhorar para que pudesse amparar aqueles que acredita ter feito mal. E somente assim, este Irmão conseguiu receber o amparo da Equipe Espiritual que nesta noite trabalha em nossa Casinha.
Casos assim não são raros de acontecer, muitos espíritos permanecem por tempo inimaginável para nós neste sentimento de culpa. E quando falamos de nós hoje na condição de encarnados também não é diferente pode levar-nos a depressão, a problemas de ordem emocional e consequentemente de saúde senão despertarmos a nossa consciência da maneira correta.
Precisamos compreender que a culpa não nos trará nenhum mérito sem a renovação, transformação. Perceber o erro e se martirizar não ira diminuir o seu ato, ao contrario pode agravá-lo;
O amor e a Pratica do Evangelho é sem duvida a prevenção para a culpa, afinal quem de nós não erra? Quem de nós nunca precisou de um perdão? Vamos refletir sobre as nossas vidas e fazer com que estas energias se movimentem e fazer com que o nosso aperfeiçoamento espiritual não seja prejudicado por conta de atos falhos que realizarmos. Nos permitamos aprender, amar, nos transformar. Afinal, como diz Madre Teresa de Calcutá quando questionada sobre o que ela considera mais fácil neste mundo, e ela responde:Errar. Certamente é fácil errar, mas para evoluirmos é necessário nos desprendermos de culpas, arrependimentos e seguirmos adiante nos transformando e consequentemente errando menos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário