sexta-feira, 1 de junho de 2012

Corpo Mental Superior!


O corpo mental superior ou dimensão espiritual elabora e estrutura as ideias e está ligado ao chacra frontal de uma forma especial. Esse conteúdo espiritual é denominado corpo mental superior ou abstrato porque elabora e estrutura princípios e ideias abstratas, buscando a síntese e conclusões que definirão as ações do individuo. A mente espiritual é a responsável pelo raciocínio criativo, e em sua intimidade são elaboradas as intuições para o progresso cientifico da humanidade. Sua estrutura superior capacita o corpo mental para a elaboração de teorias e de avaliações.
Quando o mental superior está viciado e através dele o homem entra em conexão com os conceitos de poder temporal, domínio de consciências, mando desmedido e tirania, esse corpo fragmenta-se, adoece e perturba profundamente a personalidade.
É conhecido como superconsciente nos registros espíritas e é a fonte dos mais sublimes e os arquivos das experiências milenares, o corpo mental superior corresponde ao porvir, à inspiração. Em profunda conexão com o chacra frontal, produz o elo de ligação com as forças que engendram o progresso do mundo. É dessa dimensão cósmica que o ser vivo banha-se na fonte sublime da própria vida, traçando suas metas quanto ao futuro. Quanto mais predomina o corpo mental superior, menos força e influencia exercem o conteúdo instintivo do corpo emocional e a ação intelectiva do mental inferior. A atuação desse elemento divino representado pela superconsciência supera os domínios do intelecto.
De um lado, a força instintiva instiga o homem ao retorno às praticas inferiores, aos desejos e aos comportamentos antigos. De outro, a ação mais espiritual do corpo mental inspira-o a prosseguir desligando-se das emoções, da matéria e elevando-se cada vez mais à manifestação plena do ser. O homem fica dividido entre os dois apelos, e a pressão exercida por essas forças e pelas influencias do contexto reencarnatório e do mundo extrafísico é que forja seu caráter, sua identidade espiritual.
Sequencia Além da Matéria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário