quinta-feira, 31 de maio de 2012

Corpo Mental Inferior

Como se pôde notar, o corpo mental está ligado à função intelectiva. Ele se manifesta como mental inferior ou concreto e mental superior ou abstrato. São subdivisões necessárias e importantes do corpo mental, a fim de que se entendam certos mecanismos de manifestação da consciência.
A função intelectiva do corpo mental inferior é englobar as percepções que sensibilizam os cinco sentidos comuns ao homem terreno. É o corpo cognitivo, cujo raciocínio é naturalmente seletivo e impressiona diretamente o sistema nervoso. Está diretamente relacionado à personalidade encarnada e encontra-se ligado ao chacra laríngeo, o chacra da expressão.
O mental inferior é conhecido também como mente objetiva, pois é o responsável pelo raciocínio, o intelecto calculista e relaciona-se com as formas de vida física.
O intelecto expresso na vida mental organizada é a marca da humanidade – o selo do homem em meio às manifestações da vida animalizada. Através da função intelectual o ser se expressa como individuo, pois já deve ter superado a fase das emoções, das paixões e dos instintos. Analisa, calcula e raciocina, proporcionando ao espírito a noção de ser e existir. Com o intelecto o homem consegue compreender a sua relação com o mundo que o cerca, formando a consciência própria, reconhecendo-se como sujeito – o Eu.
Essa dimensão da vida – o corpo mental inferior ou corpo do intelecto – é responsável pelo domínio das emoções. Utiliza-se das experiências adquiridas e arquivadas na fase instintiva da subconsciência de forma a canalizar os recursos aí armazenados para o crescimento.
A consciência do corpo mental abrange um espaço muito reduzido, limitado, o que poderá gerar uma deturpação da realidade. Como está inserido no contexto do daqui e agora, corre o risco de se exaltar diante dos fenômenos do mundo das formas. Nesse caso o homem poderá sucumbir, deixando os conteúdos do instinto arquivados no subconsciente predominarem sobre os atributos do corpo mental inferior, ou intelecto. A ação o campo mental inferior é intermediária entre a dimensão espiritual propriamente dita e fase instintiva ou entre o corpo emocional e o mental abstrato, superior.
Sequencia Alem da Matéria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário