segunda-feira, 28 de maio de 2012

Corpo Mental Parte I


Chacras correspondentes> Laríngeo e frontal;

O corpo mental caracteriza-se por ser disforme, ou seja, não mantem a forma do corpo humano, como o psicossoma. Geralmente, no plano mental, apresenta-se como um corpo ovalado, nebuloso e extremamente luminoso. Também conhecido como mentalsoma, pode se apresentar em variações cromáticas entre o branco, azul e o dourado. Manifesta-se no plano ou dimensão mental, acima do alcance dos sentidos humanos. É imperceptível aos sentidos humanos porque transcende a forma e o espaço conforme são percebidos pelo ser humano.

Sede da consciência cósmica, do pensamento continuo e da memória integral, o corpo mental encontra-se no psicossma, e não no cérebro humano. Isto é, localiza-se na região do perispirito que corresponde à cabeça – e não no encéfalo. Enquanto o psicossoma faculta à consciência liberta definitiva ou momentaneamente a articulação extrafísica da fala, em forma de dialogo mental ou transmental, o corpo mental só se manifesta através da telepatia, sem articulação que se assemelhe a palavras.

No ser encarnado, os atributos do corpo mental somente são sentidos intensamente para o momento evolutivo do ser na Terra, ofuscam-lhe a visão mental, pois tais corpos inferiores estão imersos em impulsos emotivos, enquanto o corpo mental esta livre das manifestações próprias da emotividade. A conquista dos atributos da mente somente será realizada após o ser viver plenamente as etapas coordenadas pelo corpo emocional e amadurecer, transcendendo esse estagio.

Quando o homem viver plenamente suas experiências físicas e sociais e conquistar a serenidade relativa que produz o amadurecimento das emoções, então poderá adentrar no domínio do campo mental. Livre das preocupações da matéria, terá maior tempo a sua disposição para se dedicas às realizações da mente e do espírito.

O habito de realizações espirituais e de estudos elevados pode ser um dos fatores importantes no desenvolvimento do corpo mental.

Dentre as formas de manifestação da parapsicofisiologia do corpo mental, indicamos alguns de seus atributos:

v Transmissor de imagens mentais;

v Criador de formas-pensamento;

v Mediador entre os planos ou dimensões mental e astral;

v Coordenador da projeção de sentimentos racionalizados;

O corpo mental favorece o livre curso das ideias após transformar os circuitos intelectivs do ser, absorvendo elementos superiores que nutrem o intelecto. Podemos dizer que o corpo mental possui, à semelhança do cérebro físico, dois hemisférios, embora diferentemente da estrutura física do cérebro humano. Não possui forma, e cada hemisfério – assim denominado para efeito de aprendizado – representa polaridade negativa ou positiva. As experiências vividas pelo ser são arquivadas definitivamente no plano mental,através do corpo mental, ficando aí registradas como experiências necessárias (positivas) ou momentaneamente desnecessárias (nocivas).
Texto extraído do Livro Além da Matéria (seguindo sequencia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário