sábado, 12 de maio de 2012

CHACRA BÁSICO


Localização: base da coluna vertebral;
Expressividade: Juventude, ilusão, sensualidade, agressividade, cólera, insegurança, violência, materialismo.
Ligação glandular: Supra-renais e gônadas (testículos e ovários).
É o condutor do famoso “fogo serpentino”, ou mais conhecido pelos hindus como o “chacra kundalíneo”, centro etérico responsável pelo fluxo das energias poderosas que emanam do Sol e da intimidade da Terra, a energia “mãe do mundo”, pois ela é realmente o principal fundamento da vida na matéria. Os clarividentes observam que esse fluxo energético provindo do âmago da Terra em simbiose com as forças que descem do Sol, assemelha-se a uma torrente de fogo liquido a subir pela coluna vertebral do homem, a qual depois ativa as energias instintivas ou inferiores, próprias do mundo animal! Segundo certo ensinamento hindu, o kundalíneo ou “fogo serpentino” proporciona a libertação do ser, quando habilmente controlado pelo chacra básico, situado no extremo da coluna vertebral, desde que esse despertamento seja efetuado por espírito equilibrado, sem vícios e paixões perigosas, despreocupado também dos tesouros e poderes das vaidades do mundo carnal. Assim os yogas tornam-se os “senhores do kundalíneo”, mas os tolos, os ambiciosos e os imorais, quando de posse de tal energia incomum, são escravos joguetes de uma força que os massacra.
O discípulo que abrir o chacra kundalíneo prematuramente dá entrada a uma torrente de energia tão poderosa que lhe alimentará todas as paixões e todos os desmandos! Os seus desejos serão satisfeitos quase que de imediato e terá poder sobre as demais criaturas, mas o orgulho poderá explodir e o recalque sensual dominá-lo de modo a realizar os piores caprichos e ações sobre o próximo.
O fogo “serpentino ou kundalíneo” foi muito utilizado nas velhas escolas de magia negra da Caldéia, Semúria, Assíria e do Egito, cujos sacerdotes coligados sob o nome da “serpente vermelha”, ou os “filhos do Dragão”, mantinham escolas secretas e instituições satânicas, cujo fim era o domínio material da Terra e a intenção de assumir o comando sensual da humanidade encarnada, em detrimento das forças espirituais internas que operavam mantendo a intimidade do orbe ligada a administração angélica. Eles efetuavam um trabalho agressivo contra os emissários do Alto ou das chamadas “forças do Cordeiro”, assim como tentavam anular as providencias que sabiam estarem sendo movimentadas para a descida do excelso Espirito, que deveria se encarnar na Terra, como Jesus, o Salvador, o Enviado Excelso do Pai.
Rasputin, Simão o Mago, Hitler e outros homens imprudentes são provas disso, pois tendo desenvolvido o chacra kundalíneo em vidas anteriores, muito antes de lograrem o seu equilíbrio emocional e fixar objetivos espirituais benfeitores, tornaram-se instrumentos de perturbações alheias a findarem seus dias de vitimas no vórtice das próprias forças que desencadearam prematuramente.
Situa-se no cóccix ou plexo sagrado (diz-se plexo sagrado por se situar na região sacra do corpo). Opõe-se ao chacra coronário. O coronário se liga ao superior; o básico ao inferior. Seria uma antena invertida ligada à força da terra, portanto importantíssimo no complexo humano. Através deste chacra se movimenta a tremenda força chamada kundalini. A ele pertencem uma das mais importantes funções do homem, qual seja a genésica.
As entidades espirituais com desvio erótico se ligam ao atuado através deste ponto. A colocação dos chacras, nesta obra eminentemente espírita, tem propósito despretensioso e de abrangência restrita. Fazemos uma abordagem da matéria pelo fato de que o Espiritismo tem de estudar o homem em seu aspecto integral: o físico (energético simples); o bioenergético (energia vital); o mentoenergético (força mental); o perispiritual; o espiritual, etc.
Considerando o Criador, a Usina-maior, temos de convir que se da uma descida dessa força cujo potencial nos é impossível avaliar, até que degradada e complexificada se torne capaz de realizar um trabalho desejado pelo Criador. Todavia, nesse percurso, em que realiza uma tarefa, adquire feição própria e também recebe nomes dados pelos homens através dos tempos, por força do lugar em que encontram e da visão que possuem. O elétron é o parente mais pobre do pensamento!
Nós, espíritas, estamos tateando essa área. Constrangidos a penetrar nela temos de nos haver com nomenclatura de outras Escolas, principalmente hinuídtas. Mas, não só temos de lançar mãos de tais ou quais denominações, que podem nos causar dificuldades semânticas em virtude de sua antiguidade, que pertencem ao repositório da chamada Sabedoria Antiga, mas, também, somos levados a penetrar departamentos de conhecimentos mais atuais, como a Parapsicologia, principalmente no tocante à Psicotrônica, que observa e experimenta o ponto de interação entre a mente (psique) e a matéria.
Modéstia a parte, nenhum outro campo de conhecimento está, porem, tão habilitado como o Espiritismo para chegar lá, na apresentação, ao grande publico planetário, do Homem Integral, que, então, não será mais “Esse Desconhecido” a que aludiu Alex Carrel.
O Dr. Jorge Andréa, destacado membro do Instituto de Cultura Espirita, o qual presidiu, medico psiquiatra, autor de excelentes obras, tem posto toda a sua inteligência, intuição e talento neste propósito, e principalmente no livro “Nos Alicerces do Inconsciente” trata dos chacras, aos quais dá o nome de “disco”, buscando, porem, um tratamento cientifico. Entende esse ilustre medico que os chacras são muitos e que se situam em varias camadas do psicossoma. Estes sete apontado são simplesmente aqueles situados nas zonas mais externas. André Luiz, autoridade cientifica do mundo espiritual, enfrenta o tema e chama o chacra pelo nome de “centro vital”.
Podemos admitir certa relação entre os chacras e os pontos da acupuntura e hoje alguns pesquisadores já tem construído maquinas de mapeamento de tais pontos psicobioenergéticos no corpo humano. Então não se trata de misticismo, pois a Medicina Chinesa, nos hospitais, acolhe esse tratamento de saúde. O japonês Hiroshi Motoyama se destacou montando a delicada maquina “AMI”, através da qual faz mapeamento do corpo humano detectando tais pontos de acupuntura.
Livros> Além da Matéria, Elucidações do Além e Você e a mediundiade;

Nenhum comentário:

Postar um comentário